Devaneios da Roberta

12.08.2014

IMG_20140522_123658

Meu nome é Roberta. Meu sobrenome… Vou soletrar: D – a – r – k – i – e – w – i – c – z. Isto tudo se pronuncia assim: “darqueviti”. Esta foi e ainda é a frase que eu mais emiti em toda a vida. Dizem que eu me dava bem com as letras na escola e não poderia ser diferente, pois, quem possui esta quantidade de consoantes no próprio nome, acaba desenvolvendo certa intimidade com o alfabeto. 

Meu bisavô, o dono do sobrenome, veio da Letônia, um pequeno país que um dia pertenceu à URSS e hoje é o único da União Europeia que não aceita cidadania de descendentes. Apesar disso e de não tê-lo conhecido, sinto como parte importante da minha origem. Ele, o Sr. Félix, foi um homem que fugiu da guerra, gostava de ler, tinha um piano, desenhava atlas geográfico em tempos que não havia computador.

Cresci me relacionando com seus livros, em especial com uma bíblia na qual havia anotações em russo e alemão, um conjunto de enciclopédias e uma coleção sobre países, povos e culturas. Quando lia a Delta Larousse eu me imaginava uma bióloga que entenderia sobre flores e plantas. Já quando folheava as páginas de O Mundo Pitoresco, eu seria uma antropóloga. Quando pequena, eu pensava que se lesse todos aqueles tomos saberia tudo sobre o mundo. Imaginava também que se conhecesse uma pessoa que despertara de um sono profundo de anos, a ajudaria a conhecer a “nossa humanidade” através daquelas coleções.

Essa ideia de alguém que dorme e desperta após anos me persegue até hoje…. Se pudesse eu faria dormir aqueles que fazem a guerra e lucram com a miséria. Os deixaria dormindo um longo sono e quando acordassem os faria ler algumas enciclopédias sobre a história da humanidade. Assim, eles teriam a oportunidade de escolher um novo papel para desempenhar. Mas isso é só um devaneio…

____________________

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s